Convergência das Culturas

Anteriormente (1995-2009) conhecida como Centro das Culturas, criada pelo Movimento Humanista em 1995.

«O Humanismo Universalista, também chamado de Novo Humanismo, caracteriza-se por destacar a atitude humanista. Essa atitude não é uma filosofia, mas uma perspectiva, uma sensibilidade e um modo de viver a relação com outros seres humanos. O Humanismo Universalista afirma que, em todas as culturas, no seu melhor momento de criatividade, a atitude humanista impregna o ambiente social. Assim, repudia-se a discriminação, as guerras e, em geral, a violência. A liberdade de ideias e crenças ganha forte impulso, o que incentiva, por sua vez, a investigação e a criatividade na ciência, arte e outras expressões sociais. Em todo caso, o Humanismo Universalista propõe um dialogo não abstrato nem institucional entre as culturas, mas o acordo em torno a pontos básicos e a colaboração mútua entre os representantes das diversas culturas, com base em momentos humanistas simétricos.»

Em termos gerais, a Convergência das Culturas propõe-se a facilitar e estimular o diálogo entre as culturas, lutar contra a discriminação e a violência e levar a sua proposta a todas as localidades.

Em especial:

a) Promover a relação entre as diferentes culturas.

Mediante a organização de encontros e âmbitos de intercâmbio entre pessoas de diversas culturas, não apenas com a intenção de que se conheça a cultura, suas inquietações e aspirações, mas também para que esse intercâmbio permita um verdadeiro diálogo orientado para a busca de pontos comuns presentes no coração dos diversos povos e indivíduos.

b) Denunciar e lutar contra todas as formas de discriminação manifesta ou encoberta.

Através de diversos tipos de campanhas que permitam o pleno exercício dos direitos humanos. Pela livre circulação de seres humanos no planeta e pela possibilidade de que cada um possa escolher o local e as condições em que quer viver. Para melhorar o presente e construir um futuro comum.

c) Divulgar suas ideias e atividades.

Estabelecendo contacto com todas as culturas nos diversos países, com a intenção de divulgar e reunir pessoas e organizações em torno ao estudo e atividades da Convergência das Culturas.