Centro Mundial de Estudos Humanistas

O Centro Mundial de Estudios Humanistas (CMEH) foi apresentado no Primeiro Forum Humanista Mundial celebrado em Moscovo em outubro de 1993.

O CMEH é uma organização dedicada ao estudo, investigação e difusão do pensamento e visão do Humanismo Universalista, assim como à sua aplicação aos problemas da sociedade e da ciência atuais. Auspicia qualquer tendência para o desenvolvimento do conhecimento, acima das limitações impostas ao saber por preconceitos aceites como verdades absolutas e imutáveis, promovendo o pensamento estrutural, dinâmico, relacional e crítico.

O CMEH desenvolve a sua ação em vários países, continentes e zonas culturais a nível mundial. Propõe-se a elaboração de produções (escritas, audiovisuais, etc.) e programas de trabalho, a formação e a difusão da doutrina do Humanismo Universalista, orientada à transformação pessoal e social, com o compromisso de aplicar estes conhecimentos apenas para o bem estar e desenvolvimento do ser humano. Igualmente, propõe-se potenciar a criação e desenvolvimento de novos CEH, sobretudo naquelas culturas que não estejam suficientemente representadas.

Através dos CEH locais, está aberta a participação a todos os que tiverem um interesse genuíno em realizar estas investigações e trabalhos dirigidos ao objectivo proposto, estimulando o intercambio e o trabalho conjunto entre os seus componentes.